terça-feira, 6 de novembro de 2012

Seja bem vindo(a)


Olá, meu nome é Vinícius Nunes, moro em Campo Grande - Mato Grosso do Sul, tenho 24 anos, sou graduado em Comunicação Social Rádio e TV e estou terminando a graduação em Jornalismo muito em breve.

Sou uma pessoa muito comunicativa, gosto de muito de ler e estar com a minha família. Desde que comecei a ter que escolher a minha profissão, comecei a enfrentar sérios problemas de ansiedade. Até que um dia no ano de 2007, no cinema com a minha família, tive uma crise de Pânico muito forte.

De 2007 para cá venho me submetendo a tratamentos para obter uma vida mais agradável. Porém é uma caminhada muito dura e de muito sofrimento. Quem convive com a doença sabe o quanto se torna difícil fazer algumas coisas como, sair de casa, ir a lugares movimentados, falar em público etc... 

Desde que fui diagnosticado com Pânico venho fazendo tratamento com Psicólogo e Psiquiatra, utilizando medicamentos que já foram substituídos inúmeras vezes, fazendo um verdadeiro loop de caídas e melhoras, que tornam o sofrimento uma caminhada dura e sem fim.

No primeiro semestre de 2012 fui diagnosticado com um câncer raro, e tive que me submeter a cirurgia e a quimioterapia por quatro meses. Durante este tempo, pude perceber que as crises de Pânico diminuíram drasticamente, e comecei a procurar uma resposta para isto.

Fiz o tratamento contra o câncer e hoje estou muito bem, porém tive uma grande recaída na depressão e na ansiedade que gera o Pânico. Foi ai que eu comecei a pensar na possibilidade de fazer um tratamento que realmente é comprovado pela ciência que possui bons resultados. Estou falando da Terapia Cognitiva Comportamental, que eu iria iniciar antes de receber o diagnóstico do câncer, mas tive que interromper toda a minha vida para o tratamento de quimioterapia. 

Depois de pesquisas e mais pesquisas comecei a pouco tempo a realizar a Terapia Cognitiva Comportamental, e agregando as experiências de vida e das psicoterapias que já me submeti, estou começando a colher bons frutos, de forma bem gradual.

Acredito que se possuímos soluções para doenças graves como o câncer, podemos encontrar uma solução para o Pânico, que por mais que pareça simples é um problema que atrapalha a vida social da pessoa que a possui. O fato de ser um problema psicológico, faz com que as pessoas de fora não entendem o que está acontecendo. Porém, o Pânico apresenta elementos físicos que causam muita dor e sofrimento ao indivíduo, fazendo com que muitos não trabalhem, não saiam de casa e se contentam em continuar assim para evitar novas crises. Porém, muitas pessoas devem saber que, é possível conviver com a doença, e passar muitos anos sem não ter crise.

Talvez as pessoas que possuem o Pânico tenham medo do tratamento. Ou então nem sabem o caminho certo a percorrer. Como eu enfrentei uma doença grave e obtive bons resultados, acredito que com a mesma determinação que eu tive para me curar do câncer, eu poderei finalmente ter uma vida normal sem o Pânico.

Ter Pânico é como conviver com um monstro todos os dias. Devido aos medicamentos que eu tomo, dormir e acordar são tarefas difíceis. Ir a lugares abertos (Agorafobia) ou muito movimentados é realmente um grande sofrimento. E eu já convivi anos com isto e no mais repleto silêncio.

Então, se as pessoas forem informadas e diagnosticadas, poderão seguir a vida com mais qualidade. Com muita determinação isso é possível. Eu acredito que isso é mais do que possível. Pode ser concretizado. Basta os caminhos e os meios corretos para que isso se concretize.

Espero poder ajudar o maior número de pessoas com o video-documentário "Transtorno do Pânico - Em busca de uma solução" que foi o tema do meu trabalho de conclusão de curso que deu origem a este blog e a outros projetos para tornar o Pânico mais conhecido pela sociedade. Podendo assim, quem sabe acabar de uma vez por todas com as crenças e preconceitos da sociedade e até mesmo dos pacientes, pois isto é um obstáculo que deve ser ultrapassado para que todo o objetivo deste projeto se concretize.

Com o tempo, você encontrará aqui vídeos e textos variados que poderão aumentar o seu conhecimento sobre o problema, fazendo com que você que sofre com o problema se ajude ou até mesmo que você ajude alguma pessoa próxima que possua este problema, que deve ser levado como algo sério, mas que, como eu disse, com perseverança é possível enfrentar.

Transtorno do Pânico tem tratamento e cura. 
Procure sempre um especialista.

Conto com o seu apoio

Vinícius Nunes

Facebook - www.facebook.com/viniciusnunes88
E-mail - vinicius.ucdb@gmail.com 


Nenhum comentário:

Postar um comentário